sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tudo mentira!

Tanto tempo gasto e tanta energia empregada e é tudo mentira! Sim, é mentira o que escrevo e que lês com ou sem prazer. Tudo falso! Mas não sou o único a mentir. A página que abriste antes da minha era igualmente mentirosa. Todos, o tempo todo, mentindo. Mas pera lá, a mentira não é má, não! Engana-se quem assim pensa. Ela é nossa salvação. [
A Ana e o Léo, o Caio, o Pessoa (esse sabia tão bem disso!), a BelaFlor... mentiras e mais mentiras! Perfeitas, mas mentiras. E digo mais: o Renato, o Agenor e até a Madge, sim, a Madge é a rainha das mentirosas!
Personas, carapuças, personas, personagens, encenação, faz-de-conta, arte cênica. O fazer de todos nós. Inventando espaços que nos vistam de nobreza. Inaugurando modos de disfarçar nosso prosaísmo. Forjando uma aura que nos dê aparência superior, casta, ideal, em oposição à meia suja na máquina de lavar à qual se adiciona o Omo Dupla Ação, e ao desodorante roll-on que mancha a camiseta, e à escova que perde as cerdas, e à sujeira que vai-se impregnando ao teclado do computador, e a tudo o mais que aqui serviria de exemplo de coisa que não aparece nos textos sublimes que publicamos, pois vão contra a razão de ser dos mesmos textos. ]
Mas pera lá, a mentira não é má, não! Engana-se quem assim pensa. Ela é nossa salvação. Mas para que melhor ela nos possa salvar, forçoso é que jamais admitamos que mentimos. Necessário é que acreditem em nossos sentimentos, em nossos ideais e em nossa busca sincera de exprimir o que nos vai no âmago da alma, ocupados que estamos das mais altas filosofias e das mais profundas maneiras de experienciar o mundo, diferentes que somos dos outros vis mortais que não.
Que não conhecem ainda as vantagens de ocultar a própria vileza por detrás das belas letras.
(Quanto a mim, minto mal, pois deixo que facilmente percebam minhas mentiras e o quanto a elas me apego, e o quanto espero delas: cada texto, uma cor.)

Museu desafia papa e mantém escultura de sapo crucificado

Madge também já foi crucificada

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Força


O número 11, que corresponde à Força, é formado por dois números 1. Dois algarismos iguais postos lado a lado.

Como ser humano, tens duas naturezas também postas lado a lado, ou, antes, fundidas numa só. Natureza humana como fusão de uma natureza espiritual ou racional e outra animal. És corpo, matéria. Por menos que gostes de reconhecer, és animal e possuis instintos, tal como as feras dos campos. Mas ao mesmo tempo és racional e dotado de características espirituais.

Podes desenvolver mais um lado do que outro. Podes ser dominado por teus instintos e viver na Terra jogado de um lado para outro por teus desejos. Podes também mergulhar inteiramente em tua espiritualidade e viver na Terra como se corpo não tivesses.

Mas a situação que deverias buscar como perfeita é o completo equilíbrio entre as duas tendências de tua natureza. Que teus instintos sejam direcionados e corrigidos por tua Razão. E que tua Razão encontre na satisfação dos instintos o lícito prazer ao qual és destinado.


Doma, pois, este animal que há dentro de ti, mas não o mata, posto que é ele metade de ti. Alimenta-o e cuida bem dele, mostrando-lhe sempre qual é o lugar dele em teu Lar, assim como fazes (ou como deverias fazer) com teus gatos ou cães de estimação.



Are you walking the dog, 'cause that dog isn't new ?
Are you out of control, is that dog walking you ?
Haven't you had enough, now your time is up
Baby show me your hell
(Madonna - Voices)



terça-feira, 26 de agosto de 2008

Échanges

Envio uma carta ao Togo (quantos de vós sabeis da existência da República Togolesa?)
Recebo uma do Piauí.
Envio uma a Goiânia, outra a Juazeiro do Norte.
Recebo uma de Floripa e outra... de Goiânia!
Hoje uma lettre partiu rumo à Bélgica, como disco-voador tripulado por estranha criatura.
Espalhando papéis e personas pelo mundo.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Novíssimas orientações ao peregrino

Perceberás que a noite custa a passar. Tua noção de tempo já não vale aqui. Cedo notarás, enfim, que noção alguma vale aqui. Sentirás o frio e o vento, e a fadiga tomará conta de ti. Quando ouvires o som remoto do trem que avança, sonharás com outros ares, em que se pudesse sentir o aroma das frutas tropicais e o calor do abraço amigo. Saberás, porém, que o destino desse trem é incerto, e que te é ilícito nele embarcar. Segue teu caminho e deixa que o trem se vá. Teu destino é mais distante do que ele pode te levar.


domingo, 17 de agosto de 2008

Divulgando

Acabo de assinar uma petição orientada aos deputados brasileiros, referente a um projeto de Lei que pretende reger o uso da internet no Brasil, mas que contém propostas absurdas. Se for aprovada, tal Lei vai instaurar o cerceamento da expressão via internet, bem como do compartilhamento de informação. Em resumo: é censura disfarçada de proteção a direitos autorais.
Eu creio na internet como um instrumento revolucionário, ao democratizar o acesso à cultura e à informação e ao permitir que todos se tornem irradiadores, e não meros receptores de idéias. É a revolução do compartilhamento. Não podemos tolerar que aqueles que sempre restrigiram o acesso da população aos bens culturais imponham novamente seus interesses mesquinhos sobre os interesses da grande maioria.
Façam como eu: assinem a petição on line através desse link: http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html
Aproveitem para o ler o texto de fundamentação da petição, que é muito interessante. E depois divulguem como puderem.

Dia desses, na casa lotérica...

Ao pagar uma conta, puxei uns papéis do bolso da calça. Por descuido, a nota de 50 reais que lá estava com os papéis foi ao chão, sem que eu me apercebesse do fato.
A senhora que estava atrás de mim na fila viu. Abaixou-se, pegou a nota e alcançou-ma.
Não sei se tal acontecimento tem algum significado para a maioria das pessoas.
Mas achei que a atitude daquela honesta senhora, cujo nome jamais saberei, merecia, ao menos, ser narrada nesse humilde blog.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

16 de agosto: Dia de Santa Madonna

(Ler ao som de Love Profusion

)


Ela é incontornável e incomparável. A Deusa de mil faces faz hoje 50 anos, mas na verdade ela nasceu 10 mil atrás.

Quem é Madonna? Há que se inventar uma teologia que tente dar conta desse Mito. Teologia que há de ser mais complexa do que a que trata da Santíssima Trindade. O mistério de um só Deus em três pessoas? Coisa do passado! Muito mais profundo e imponderável é o mistério de todas as mulheres numa só Deusa. Santíssima Infinitude.

Não sei dizer de qual Madonna gosto mais. A material girl me alegra, a queima-cruzes me provoca, a puta me excita, a mística me põe em êxtase, a democrata me empolga, a confessional me faz querer ser ela. Uma vez conquistado por ela, depois de ter contemplado seus olhos de medusa, impossível renegá-la.

Se tivesse de defini-la em uma palavra: ANÁRQUICA. Madonna triunfa do sistema, que põe de joelhos diante de si própria. Em seguida, ela quebra sua imagem de barro e escandaliza seus adoradores, para, então, oferecer a eles cópia ainda melhor de si. E o ciclo se cumpre. e o ciclo recomeça.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

6 meses de blog: estatísticas

Hoje este blog completa 6 meses de vida. Tem sido um bom hobby, ao qual me dedico com mais intensidade em algumas épocas do que em outras. Por meio dele travei contato com várias pessoas de diversas localidades e tenho tido boas surpresas.
Segundo o Google Analytics, até hoje o blog recebeu 3065 visitas, vindas de 46 países. E eis o top 10 dos países em números de visitas:

1. Brasil

2. Portugal

3. Estados Unidos

4. Espanha

5. França

6. México

7. Chile

8. Malásia

9. Canadá

10. Reino Unido
Todos os países que já visitaram o blog:




As cidades brasileiras com maior número de visitas:

1. São Paulo

2. Rio de Janeiro

3. Belo Horizonte

4. Porto Alegre

5. Salvador

6. Recife

7. Brasília

8. Osasco

9. Pelotas

10. Curitiba

Muitas visitas chegam através de buscas no google. As palavras-chave que mais trouxeram visitas foram:

1. o sagrado e o profano

2. sagrado e profano

3. profano

4. o sagrado

5. guerreiro leão conquistador da tribo de judah

6. sagrado e o profano

7. baby consuelo

8. revista planeta

9. conceito de sagrado e profano

10. influencias da lua


Algumas palavras-chave bem inusitadas que chegaram ao blog:

"voile nao presta"

"as 20 mais tocadas da radio jacui fm"

"arroz com ervilha da jamaica"

"bonjour, quemfoi?"

"comportamento reprodutivo dos vagalumes"

"conhecer moças no yorkut"

"doenças comuns em alface crespo"

"fotos de minha deusa briteney"

"touca arabe para soldador"

Mas a campeã é essa imensa palavra-chave:

"gostaria de calendário que me mostrar a data da última lua cheia,a data do proximo quarto minguante,data da proxima lua nova,data do proximo quarto crescente, data da proxima lua cheia, e quantos dias se passam entre duas luas cheias"


Nem o Google consegue...

sábado, 2 de agosto de 2008

Leitura diária

Entre os sites indicados pela revista Planeta de agosto em sua seção destinada a esse fim apareceu um que muito me agradou. Chama-se "Leitura diária". O site consiste, basicamente, em um acervo de livros digitalizados. O diferencial é que, nele, pode-se assinar os livros, como quem assina um jornal ou revista. Explico: você escolhe o livro que deseja ler e passa a recebê-lo em partes, com a periodicidade escolhida por você, em seu e-mail. Você pode escolher os dias da semana em que receberá os trechos e o tempo que pretende levar para ler cada trecho. De acordo com o tempo designado por você, o trecho será maior ou menor.
Dessa vez vou ver se leio, com a ajuda do site, um livro que por diversas comecei a ler, mas cuja leitura nunca concluí: "O Ateneu", de Raul Pompéia. História de um menino que vai para um colégio interno e conhece aí a corrupção do mundo e do homem. Escolhi ler 10 minutos diariamente e já recebi - e li - a primeira parte, de um total de 72.


O endereço do site: http://www.leituradiaria.com/


O Ateneu, logo no segundo parágrafo, deu-me uma bofetada:


Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas. Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma. Sob a coloração cambiante das horas, um pouco de ouro mais pela manhã, um pouco mais de púrpura ao crepúsculo — a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Começa a-gosto

Com um dia exato para Imbolc. Sol com nuvens. Ares de primavera insinuando-se entre o frio do inverno. É a festa das luzes para que lembremos de que o inverno não será eterno. Haverá - e logo - uma primavera. Desde já é preciso preparar as sementes e o solo que as receberá então. E preparar os olhos para a luz mais potente que chegará.
Daqui a pouco vou lidar no pequeno jardim da frente da casa. Arrancar o mato que cresceu enquanto eu hibernava e dar espaço para as flores que nem o inverno matou.
À noite acenderei muitas velas ungidas com óleo de mirra - amarelas, brancas, cor de laranja - e brindarei com leite e com cerveja.
Até a
Planeta de agosto já chegou, com uma capa de fundo branco com a foto de um bebê mechendo no teclado de um computador. O deus-criança?


Origem da imagem