Quando eu era pequeno havia uma árvore de romã (romãzeira?) na frente da minha casa. Todos os anos ela dava muitas frutas que consumíamos, meus irmãos e eu, com entusiasmo infantil. Não que fosse a fruta mais saborosa do mundo, mas a romã tem sua delicadeza que encanta. O mais bonito é que dá para ver claramente suas flores, vermelhas e chamativas, transformando-se em frutos, cheios de sementes igualmente vermelhas. Na verdade, é uma fruta esquisitinha: não tem polpa, e o que a gente degusta é o caldinho que há no interior das sementes.
Essas reflexões "romanescas" (com o perdão do trocadilho) foram motivadas pela passagem de Samhain, que celebrei com um rito que utiliza, entre outros elementos, dessa fruta como símbolo. E a romã é tradicionalmente associada à fecundidade, à paixão e ao amor. Segundo a Wikipedia, os gregos associavam-na à deusa Afrodite e consideravam-na afrodisíaca. Até na Bíblia ela aparece como símbolo de fartura para os hebreus. Dizem que a romã é boa pra curar dor de garganta. E sabe-se que é antioxidante, ajuda a previnir e até a tratar câncer, principalmente de próstata.
Pra mim é engraçado que a romã seja vendida por um preço tão elevado (pelo menos aqui na minha região. Ontem comprei uma unidade por R$2,95!) Na minha casa era algo tão comum ("era", porque aquela romãzeira não existe mais), quase banal...
Para finalizar, deixo-vos a letra de uma canção de Baby Consuelo que, coincidentemente, conheci ontem ao baixar o álbum "Krishna Baby", de 1984. A canção chama-se "Romã do Amor" e nela a cantora filosofa sobre a fruta, tal como fiz nesse post que inaugura a postagem de maio:
A palavra amor
É tão infinita
Que até ao contrário
Também significa
Eu estou falando
Da R-O-M-Ã
Que cura o cantor
Num passe de amor
Nas quebradas da vida
Minha voz te exalta
Nessa vida ribalta
Tua semente
Transparente só traz sabor
Tua casca vermelha e branca
Protege quem canta
E toda a garganta nesse mundo-esperança
Romã do Amor
Sou sua fã
Seu admirador
E por trás de ti
Pressinto em mim
A missão natureza
De uma fruta princesa
Que Deus abençoou
P.S: Descobri que a romã já tem seu próprio perfil no orkut, quem quiser conhecê-lo, clique AQUI.
2 comentários:
Frutos do pecado...
rs
abs
Olá, meu caro amigo feiticeiro!
Obrigada pelo simpático comentário que deixou na Casa Claridade. Devo dizer que fiquei surpreendida por o autor do Magia do Bem fosse um homem e ainda por cima jovem, pois está fora do estereotipo das pessoas que se dedicam ao esoterismo. Mas depois lembrei-me que o Brasil é um país muito esotérico, ao contrário de Portugal, onde esses temas são tratados mais pelas mulheres, e em segredo!
Gostei deste post sobre a romã. É de facto, um fruto relacionado com a fecundidade, pois o seu formato é semelhante ao do útero e as sementes representam os óvulos.
Um grande abraço esotérico!
Hazel
Postar um comentário