Guardo ainda hoje algumas cartas que recebi há mais de dez anos, escritas por pessoas que só conheci assim, através de correspondência. Na época pré-internet era assim que muita gente se conhecia. Conta a lenda que meu pai e minha mãe se encontraram assim: ele colocou um anúncio em uma revista querendo conhecer moças para amizade ou namoro. Ela respondeu o anúncio e, pouco tempo depois, se conheceram e casaram.
Nos anos 90 troquei correspondência com dezenas de pessoas, de vários lugares do Brasil. Comecei trocando recortes sobre artistas. Eu era fã da cantora e apresentadora Mara Maravilha, e colecionava tudo que fosse referente a ela . Então mandei uma carta para um jornal no qual havia uma seção de correspondência e comecei a receber cartas de pessoas que me enviavam reportagens de revistas sobre a Mara, e em troca eu lhes enviava recortes sobre artistas dos quais elas eram fãs. Correspondi-me durante um longo tempo com uma moça de Guaíba, que era fã da Angélica. E nossa corresponência foi muito além de uma simples troca de recortes: acabamos ficando amigos mesmo. Nessa época eu tinha 13, 14 anos e havia dias em que recebia mais de dez cartas.
Mais tarde, já em plena adolescência, minhas amizades por correspondência passaram a ter outro pretexto: a troca de informações sobre esoterismo, minha paixão de então. Na revista Destino havia uma seção de correspondência, e escrevi para uma moça chamada Sonia Cristina, que morava em Poá - SP. Com ela correspondi-me durante anos, e tenho ainda suas cartas. Acabei perdendo contato com ela, mas suas cartas são uma das mais fortes recordações de uma época de minha vida.
Parece que com a internet esse tipo de amizade foi quase totalmente substituído pelas amizades virtuais. Mas esse tipo de contato, via orkut e msn, tem algo de superficial, imediato e efêmero. Não é a mesma coisa. Felizmente, acabo de encontrar uma comunidade no orkut que reúne pessoas que ainda cultivam o hábito de trocar cartas. Acho que vou escrever para algumas e ver se essa prática ainda tem o mesmo efeito para mim.
5 comentários:
gostei de suas palavras, pois tambem incorri na decada de 80 na aventura de contactar pessoas distantes gegraficamente aqui de minha regiao, a amazonica. Naqueles tempos estar em Manaus era como estar no fim do mundo e as cartas de fora eram eperadas com ansiedade. Poderia me indicar a comunidade do orkut onde se pode encontrar pessoas para troca de correspondencias?
abracos
Oi, Leticio!
Existem várias comunidades sobre isso. Vou colocar o nome e link de algumas (estando logado no orkut, é só copiar o link e colá-lo no navegador):
"Eu escrevo cartas"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=10375753
"Eu ainda escrevo cartas"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=943863
"Cartas e correspondência"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=86330
E se você quiser se corresponder comigo, vai ser muito legal ter um amigo de Manaus!
Ops, pensei que Leticio fosse seu nome, mas agora me parece que é o nome de uma escola, estou certo??
Olá Diom! Cheguei até você por meio de sua visita ao meu blog sobre a Finlândia...e adorei o seu. Entre outros assuntos, a proposta de trocar cartões postais, achei o máximo e quero participar. Sou paulista por acaso, já morei em várias capitais do BR e atualmente moro em Fortaleza, mas...somente até o início de agosto. Estou me mudando para a Finlândia, tentar a vida por lá. Vou comprar uns postais daqui. Como faço para entrar nessa onda de trocar postais? Quero publicá-los no meu blog pessoal www.irenenousiainen.blogspot.com
Um abraço e sorte sempre!
Olá! Sou Do Pará e amo me corresponder por cartas. Lastimo profundamente que as pessoas em geral tenham perdido o hábito de se corresponderem. Preferem apenas teclar num pc de forma virtual. Uma amizade consistente e forte de verdade precisa muito mais que isso. POr isso, deixo aqui o meeu email, se desejar pode enviar-me um email de quem desejar escrever. Ai irei por meu enderço. Bem, espero que tenha entendido tudo, rsrsrs
Acho que não tenho mais a dizer, infelizmente... não possso ficar falando o tempo todo, kkk
Bom, até mais e obrigada pelo espaço.
laynara_rumo_ao_paraiso@hotmail.com
Postar um comentário