Falido: Declarado em falência; fracassado, arruinado. / Palavra: Vocábulo provido de significação.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Presente de amigo secreto
domingo, 22 de novembro de 2009
Gatinhos vieram à noite...
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Lady Gata
sábado, 10 de outubro de 2009
Bonn am Rhein
terça-feira, 6 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
Queremos gato
Queremos gato
gato que era nosso
gato que beijava
gato que crescia
gato que seria
gato grande um dia
Queremos gato
gato de quem éramos
gato que xingávamos
gato endiabrado
gato das tocaias
gato e seu miado
Queremos gato
gato que era nosso -
gato, vem pra fora
sai, gato, do buraco
do buraco da terra
do buraco da alma
buraco em que te meteram -
Queremos gato que era nosso
gato que outro não há
gato que já não é
gato que não será
tu queres gato: tira do teu ventre
morno medida de tua garra,
o formato e as unhas te fazendo,
tuas certezas, teu único sonho, botas e
cobertas que também desfazem teu salto
e se apronta para sobrevoar o campo alheio
e se lançar meio tigre sobre as marcas
que não sabes nem sabes repousar, e os gemidos
de fome em gato não ouças, mas vive
os cantos da casa e os pêlos amedrontados
e a ameaça acordando o nome gasto
e se deita depois num lento revirar ignorado,
torna a escrita e o desenho que ressonamdes
conhecidos traços te seguindo.*
* Ana Cristina Cesar: d’après Jorge de Lima Invenção de Orfeu I, XVIII
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Que bicho é este?
sábado, 25 de julho de 2009
Da América, um Hokusai
Assim sou levado a descobrir o pintor japonês que nessa obra assina como Katsuhika Hokusai e que viveu entre 1760 e 1849. A obra chama-se “Fuji Seen in the Distance from Senju Pleasure Quarter [Edo]”, algo como “O Fuji visto à distância do Senju Pleasure Quarter” e faz parte de uma série chamada “Thirty-Six Views of Mt Fuji”, “Trinta e seis visões do Monte Fuji”.
A gente pode se perder nessa gravura, há tanta coisa nela, você viu?: os homens, fazendo sei lá o quê, a plantação de arroz, as casas, e, sim, o sempre hipnótico Fuji.
O que você notou primeiro?
terça-feira, 14 de julho de 2009
O homem santo indiano e o gato alemão
E este gato é duplamente alemão: não só veio da Alemanha, como tem estes traços arianos, típicos de lá. Estou ficando intrigado: já recebi uma dezena de postais da Alemanha com fotos de gatos (No meu perfil e digo que gosto de postais mostrando gatos, mas todos os postais com gatos que recebi foram de lá!). O que os alemães têm com os gatos??
tu queres gato: tira do teu ventre
morno medida de tua garra,
o formato e as unhas te fazendo,
tuas certezas, teu único sonho, botas e
cobertas que também desfazem teu salto
e se apronta para sobrevoar o campo alheio
e se lançar meio tigre sobre as marcas
que não sabes nem sabes repousar, e os gemidos
de fome em gato não ouças, mas vive
os cantos da casa e os pêlos amedrontados
e a ameaça acordando o nome gasto
e se deita depois num lento revirar ignorado,
torna a escrita e o desenho que ressonamdes
conhecidos traços te seguindo.
Ana Cristina Cesar: d’après Jorge de Lima Invenção de Orfeu I, XVIII
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Sauna finlandesa
P.S. Nunca estive na Finlândia, nem tenho qualquer ligação direta com esse país. Mas desde que comecei a participar do Postcrossing, recebi tantos postais de lá que passei a conhecer vários aspectos da cultura finlandesa e a simpatizar bastante com o país.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Trem alemão
E assim, soltando fumaça e apitando (apitando em alemão, e não piuí piuí), ele chegou.
Eines von 30 Motiven dem Bildkartenbuch, "Eisenbahnen um die Welt"
Der syrische Tell der legendären Hedschasbahn mit Dampflok 260, die 1918 von der Sächsischen Maschinenfabrik R. Hatmann in Chemnitz gebaut wurde
Nunca andei de trem (a não ser o trem urbano em Porto Alegre, mas esse não conta), mas tenho um certo fascínio por trens. O trem tem algo de místico, de misterioso e de bonito. Mais ou menos perto da minha casa passa o trem de carga que vai de Pelotas a Rio Grande. Quando o ouço apitar, ou quando o vejo passar, é quase como se sentisse um ser vivo emitindo uma saudação. Tem um cão que sempre uiva quando ouve apitar o trem da madrugada. O que pensa o cão sobre os apitos?? Quem será esse ser que passa sempre à mesma hora e apitando??
Trains and winter rains...
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Ouvindo... "Primavera in anticipo"
"Primavera in anticipo", lançado no final do ano passado, consuma os passos dados por Pausini em seus dois álbuns anteriores - "Io canto" e "Resta in ascolto" - em direção a uma sonoridade cada vez mais "pop-rock", ou seja, feita de arranjos baseados em guitarras e bateria potentes, com um pouco de violão, piano e cordas, e raros sintetizadores. (Bem diferente de seus três primeiros trabalhos!) As melodias de seus últimos álbuns também mostram-se ricas e complexas, destoando da monotonia que reina no pop atual. A voz de Laura, que se aproxima da perfeição como intérprete, e letras cada vez mais elaboradas e poéticas, completam um projeto que só pode ser aplaudido.
No Brasil não temos, atualmente, uma cantora como Laura, assumidamente pop e despretensiosa e, ao mesmo tempo, com um trabalho extremamente cuidado e elaborado. As cantoras daqui tendem ou para o escracho e a pobreza de uma música voltada para a massa das micaretas - como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, as queridinhas das gravadoras e da mídia - ou para a chatisse de uma postura que se leva a sério demais (sem que isso signifique, necessariamente, qualidade) - como Ana Carolina e Marisa Monte, as queridinhas da crítica. (Ana Carolina, aliás, talvez seja a artista mais supervalorizada dos últimos tempos: suas músicas são pobres, suas letras são puro clichê e sua interpretação é monocórdica, mas todos falam dela como se fosse uma artista de inquestionável talento...)
Não se trata de valorizar mais o que vem de fora, e sim o que merece ser valorizado. Em matéria de música, tenho preferido a estrangeira e a de épocas passadas. A culpa não é minha se meus ouvidos são exigentes e se recusam a gostar das vozes e melodias pasteurizadas das axezeiras...
No vídeo abaixo, o clipe da formidável canção que dá título ao álbum, com participação de James Blunt.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
domingo, 31 de maio de 2009
Ave, Gioconda! (Ou A Evolução - Intertextualidade)
By Mon Bijou, 1998
By Moi, 2009
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Diretamente do lixo...
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Pour moi (ou Incorporando)
Hoje eu só queria incorporar ao blog este clipe da Enya, que é tão singelo e cuja canção é simplesmente tocante. O clipe me passa a idéia de alguém estagnado, que assiste à passagem do tempo sem saber o que fazer com ela, sem reação mas sem desespero, contemplativamente. Mas procurei, procurei, e só achei essa versão remix do clipe. (Eu adoro a parte da música que é assim um "nãrararê, nãrare, nirurarare...")
O blog é como um corpo. Um corpo que vai incorporando (em que vou incorporando) coisas. Ele é mais para mim do que para outrem.
Ninguém vai entrar aqui e assistir ao clipe da Enya. O clipe está aí para mim. Assim como os contadores de visitas, os "blogs que leio", onde vejo os que foram atualizados e que posso espiar, e até o layout. É um corpo virtual, com coisas qui me plaisent. E agora me agradaria hibernar um pouco, donc... Who can say where the road goes where the day flows Only time And who can say if your love grows as your heart chose Only time Who can say why ...
quarta-feira, 6 de maio de 2009
O fim do mundo já passou
.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Mais homo do que sapiens
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Cores de Taiwan (ou Coincidência)
terça-feira, 14 de abril de 2009
Sons de Planeta 2 - Compartilhando
Muito viajei com, nas a e através das músicas desse álbum. Para o adolescente de 15 anos que eu era, essas músicas abriam portais para mundos desconhecidos. Eram a trilha sonora perfeita para minhas noites de leitura solitária ou de contemplação das estrelas pela janela do meu quarto.
O álbum começa com um canto neo-gregoriano, com sinos misteriosos. Em seguida vêm as 7 cores do arco-íris, com trovão, som de chuva e sintetizadores deliciosos que me transportavam imediatamente para um dia de chuva e sol. Depois vinham as cítaras que me levavam à Índia, sucedidas pelos grilos e sapos que me chamavam ao Pantanal. Surgia então uma canção numa língua que nunca identifiquei e da qual só compreedo uma frase . Depois entrava em uma manhã de domingo que antecipava a levitação embalada por um violão poderoso, sucedido por uma outra língua misteriosa em deliciosa voz e com deliciosos tambores. Logo após, restava a calmaria quase monótona do lago e o grande final que misturava o gregoriano aos os tambores africanos.
Tomei gosto por essa música diferente, que mistura velho e novo e acredita em portais e em outros mundos. Depois a mesma revista lançou a coleção "Planeta Nova Era" que trazia sempre uma coletânea como essa, que compartilho hoje com quem quiser experimentá-la.
Sons de Planeta 2 - O melhor da new age e world music
1. Graduale (Corciolli)
2. The 7 colors of the rainbow (Mannheim Steamroller)
3. Asas da Luz (Luz da Ásia)
4. Noite (Marcus Viana)
5. Tanto quer Santa Maria (Freiburger Spielleyt)
6. Sunday morning breeze (Chip Davis)
7. Levitation (Peter Ratzenbeck)
8. Modé Ani (Fortuna)
9. Lago (Ed Ribeiro Lima & Cia)
10. Agnus Dei (Religare).
Download: Parte 1 e Parte 2
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Morte anfíbia
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Fora do tempo
quarta-feira, 25 de março de 2009
Dois gatinhos e uma pintura
E o outro, enviado por uma finlandesa que mora na Suécia, traz uma pintura de uma artista do país natal da remetente, chamada Saija Hairo. O quadro chama-se "Raskasta ja kevää", que significa "Pesada e só", segundo o Google Tradutor. Gostei imenso destas cores e da combinação entre elas (o cartão-postal tem exatamente este tamanho):
Cada vez mais, simpatizo com esse lugar chamado Suomi, que de tempos em tempos me manda coisas simples e belas em papel cartão.
Fazia tempo que eu não mostrava postais recebidos. Os Correios brasileiros estão lentíssimos desde o final do ano passado. Por causa disso, os postais enviados daqui demoram meses para chegar a outros países e, por conseguinte, tenho recebido postais com muito menos freqüência.
terça-feira, 24 de março de 2009
A cidade do mofo
terça-feira, 17 de março de 2009
Clodovil, morte sentida
segunda-feira, 16 de março de 2009
Fecharam a comunidade "Discografias"
As instituições que pretendem combater a pirataria mostraram mais uma vez o quanto são burras. Não consigo perceber de que modo a extinção de uma comunidade pode contribuir para diminuir a pirataria. Pelo contrário: quem faz download de músicas não precisa comprar CDs pirata. Quem compra CDs originais tem o direito de compartilhá-los com quem quiser, emprestando o CD ou disponibilizando-o em sites de download. Sem falar que muita coisa que é compartilhada simplesmente não existe em lojas de CDs! Discos antigos, LPs nunca lançados em compact disc, álbuns não vendidos em nosso país ou comercializados em pequenas tiragens... E que, pelo fenômeno do compartilhamento, tornam-se miraculosamente acessíveis. É uma ignorância indizível pretender acabar com tudo isso para garantir o próprio lucro. Se as gravadoras querem sobreviver, é melhor encontrarem métodos mais inteligentes e menos levianos para se adapatarem aos novos tempos. Pois até agora o que elas têm feito é cavar a própria cova.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Memória olfativa
sábado, 7 de março de 2009
Angel-A
quarta-feira, 4 de março de 2009
6
Vou repassar não. A Janaína que me perdoe, mas ela que me ensinou essa tática excelente: quem quiser fazer esse meme em seu blog, facebook, orkut ou sei-lá-o-que, fique à vontade! Mas é só para os seis primeiros!
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
A escola do Manoel Carlos e a escola da Glória Perez
A escola de Manoel Carlos é o local de trabalho dos sonhos de qualquer professor: um rico colégio particular com toda a estrutura necessária, uma diretora compreensiva e dedicada e pais de alunos que comparecem sempre que necessário a qualquer chamado da instituição. Mas o que mais chama a atenção é comportamento dos estudantes, invariavelmente interessados e envolvidos com as aulas e respeitosos para com colegas e educadores, a cujos conselhos chegam a recorrer para solucionar problemas de ordem pessoal. A escola de Manoel Carlos é a escola ideal, que só existe no mundo fictício desse autor e no sonho dos docentes.
Já a escola de Glória Perez é mais parecida com o local de trabalho da grande maioria dos profissionais da educação. Embora não se trate de uma instituição pública e, portanto, seja uma escola com a necessária (e ausente da maioria das escolas) infra-estrutura, há graves problemas aqui. A maioria dos alunos apresenta um comportamente incompatível com o ambiente de estudo. E essa incompatibilidade não advém de conversinhas ou da agitação típica dos adolescentes. O buraco é mais embaixo. O problema está na total indiferença desses jovens para com valores como "educação", "respeito", "civilidade" e "coleguismo". São conceitos inexistentes na mentalidade deles, uma vez que a criação que receberam de seus pais não os incluiu. É uma geração totalmente direcionada para o sucesso individual e material, sucesso que não necessariamente resulta do estudo e da abnegação pessoal, uma vez que há caminhos mais fáceis para consegui-lo. Para que serve a escola então? E os professores, por que ouvi-los e respeitá-los, se o fato de se encontrarem nessa profissão revela unicamente que são fracassados?
O que é realmente terrível na novela é o fato de que os pais do aluno que encarna todos os sintomas da enfermidade social acima descrita posicionam-se sempre favoráveis ao filho e contra a escola e os educadores. Para eles, a culpa é dos professores, que são despreparados, incompetentes e cerceadores da liberdade dos jovens.
Esse comportamento dos pais do Zeca parecia-me um tanto inverossímel. Mas mudei de idéia após ler no blog de Glória Perez uma discussão que se instaurou sob forma de comentários a um post nos quais pais indignados com a autora por estar "demonizando os alunos e santificando os professores" despejam toda a sua revolta contra ela. Exatamente como fazem os pais do Zeca na novela em relação às professoras. Qualquer semelhança não é mera coincidência... Não é à toa que a procura por cursos de licenciatura diminui a cada ano e a crise no sistema educacional só se agrava. Só sendo louco para se aventurar a entrar no verdadeiro caldeirão em que se transformou o ensino: a escola reproduz de modo dramático todos os conflitos e contradições da sociedade, e, por isso, está a explodir.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
As bergamoteiras gêmeas
Passado
Você enfrentou um tempo difícil, mas preparou-se e juntou as ferramentas necessárias ao trabalho que precisava fazer. Essa preparação, se não evitou totalmente a dificuldade, certamente ajudou a lidar com elas. Foi necessário lembrar que tem a força que precisa para sobreviver e triunfar, e isso o ajudou a aproveitar a paz que veio depois da tarefa concluída.
O Abrunheiro tem uma madeira pesada e forte, longos espinhos e frutas pequenas e comestíveis. Simboliza a adversidade e a habilidade de ser forte e superá-la.
Cor: Roxo
Presente
Um novo começo vai mudar a situação dramaticamente. Muitas coisas serão diferentes, e seria sábio antecipar esse processo. Resolver velhos problemas o capacitará a realmente começar de novo.
A Bétula simboliza os recomeços. Como uma proteção e portão para o Outro Mundo, também indica boa sorte. Há algum risco de precipitação: a sorte pode compensar, mas preparação é benéfica.
Cor: Branco
Há beleza, vigor, e amor na sua vida, ainda que seja difícil de ver. É preciso focar no aspecto positivo, principalmente quando estiver enfrentando dificuldades - e ainda mais durante os bons tempos! Cuidado para não espalhar sua energia. Ainda que muitas opções pareçam boas, às vezes temos que escolher entre elas.
Avalon, a Ilha das Maçãs, é um lugar de cura na lenda do rei Artur. A maçã simboliza a beleza, o amor, a eterna juventude e vitalidade
Cor: Maçã verde
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Fácil viagem a outros planetas
1. Acesse a página inicial do Blogger.
E vamos lá então...
O primeiro blog em que cliquei chama-se Marian e foi criado esse mês, tem apenas 10 posts e é escrito em inglês. A autora chama-se Petra. O post em que comentei é um belo texto de recordações sobre a infância e sobre a melhor amiga da autora, que ela reencontrou depois de muitos anos.
O segundo chama-se Frugal Aspirations, escrito também em inglês e criado também esse mês. A autora, "RedFoxLox", define-se como uma cristã muito abençoada, mãe de 2 crianças maravilhosas e celebrando 22 anos de casamento. Ela adora aprender coisas novas e, quando se interessa por algo, ela estuda e pesquisa até saber tudo sobre aquilo. E ela gosta de encontrar novos e velhos caminhos para levar um estilo simples de vida. O post mais recente fala sobre economia de água como modo de poupar dinehiro e preservar a natureza. É ilustrado com uma imagem de uma cachoeira ao lado de uma citação bíblica: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba."
Depois caí num blog que existe desde 2005, mas que ficou abandonado entre 2007 e 2009 e foi retomado agora. Embora o nome do blog seja Quid Retribuam (Meritum Pertinacia Fortitudo et Fidelitas), o texto é também em inglês. O post fala sobre questões eclesiásticas, Hipólito, o anti-papa, e Bento XVI e as recentes desexcomunhões. Valha-nos Deus, o que comentar sobre isso? It's very interesting...
Por incrível que pareça, o blog seguinte em que caí chama-se Jesus is Your Savior! Sim, um blog evangelístico... Diz ele (tradução minha): Um dos maiores obstáculos ao nosso senso de paz, como cristãos, é o hábito de dividir nossas vidas em duas áreas, a vida cristã e a mundana. Alguns cristãos, realmente, parece que têm um pé no mundo e um no mundo espiritual! Esses mundos realmente existem para além de si e são moralmente e espiritualmente incompatíveis. E, como somos obrigados pelas necessidades da vida diária a estar sempre transitando entre uma e outra, a nossa vida interior tem uma tendência a romper-se, de modo a que estamos vivendo uma vida dividida em vez de uma única vida. O problema pode vir do fato de que os cristãos realmente habitam dois mundos de uma só vez - o espiritual e o natural. Na verdade, como descendentes de Adão, estamos a viver a nossa vida na terra sujeita às limitações da nossa carne e os pontos fracos que a imperfeita natureza humana é propensa. Viver neste mundo imperfeito provoca-nos a dirigir a nossa atenção para as coisas deste mundo!
Finalizando essa viagem nem tão fácil a outros planetas, caí no blog de alguém que, em inglês, lamenta o fim de um romance. Possivelmente uma adolescente "emo", como dizem na MTV...
Confesso que não deixei comentários em todos esses blogs que visitei, porque tive preguiça de escrever em inglês. (Se bem que eu podia ter escrito em português mesmo, o meme não dizia que os comentários deveriam ser feitos na língua dos blogs visitados... Mas agora já foi.)
Repasso o meme aos seguintes blogs, todos ótimos:
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Madonna e Jesus
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Jesus usaria Botox?
sábado, 31 de janeiro de 2009
Um ano depois
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Pecaminoso
Convidarei a também fazerem suas confissões virtuais os donos dos blogs abaixo listados: