quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"A mim o fizestes"


No Evangelho de Mateus (capítulo 25, do versículo 40 em diante) há uma passagem que nunca deixa de surpreender-me. Trata-se de uma pregação de Jesus a respeito do Juízo Final. Segundo essa passagem, o único critério que define a salvação ou a condenação de cada um é o fato de ter sido ou não uma pessoa "caridosa", ter ajudado ou não o próximo necessitado. Segundo Cristo, é nos necessitados que Ele pode ser encontrado: quem ampara um necessitado ampara a Ele próprio, quem nega amparo é a Ele que desampara.
O que há de surpreendente nessa passagem é que estamos diante de um discurso completamente anti-religioso. O que Jesus diz ali é : não interessa sua religião, não interessa se você reza ou não, não interessa se você crê em Deus ou não, não interessa quantas doações você faz à sua igreja. Só interessa se você deu de comer a quem tinha fome, de beber a quem tinha sede, se vestiu quem estava nu e visitou quem estava enfermo. Se fez isso, garantiu o Reino dos Céus; se não fez, comprou sua passagem para o inferno.
Impossível, diante de um ensinamento tão simples e direto, não recordar das guerras religiosas "em nome de Jesus", da caça às bruxas "em nome de Jesus", da exploração do sofrimento alheio feita por igrejas "em nome de Jesus", dos preconceitos de todos os tipos ensinados "em nome de Jesus"...
Em sua última turnê, a "Confessions Tour", Madonna apresentou uma performance que provocou polêmica: interpretou a canção "Live to tell" simulando estar pregada numa cruz. Os religiosos, ao saberem de tal performance, acusaram-na de ofensa a símbolos religiosos. O que eles não viram é que, durante a performance, esse texto do Evangelho de Mateus era projetado nos telões ao fundo, juntamente com imagens de crianças africanas em estado de miséria. No final, Madonna desce da cruz, enquanto os telões mostram labaredas de fogo. Ela deita-se no chão com os braços em cruz e ouve-se o soar de um sino. É de arrepiar: enquanto Madonna demonstra ter captado plenamente o ensinamento cristão, os religiosos demonstram desconhecê-lo totalmente...




8 comentários:

Juliana Lourenço disse...

Puxa.... gostei do texto! Super interessante, além de que se pararmos para pensar... o que Jesus pede de cada um de nós é muito simples... SOLIDARIEDADE.

Só!

Abraço.

www.jlouthings.blogspot.com

Henrique Monteiro disse...

A Madonna sempre sabe causar alvoroço, não é mesmo?

Eu sei do que se trata, eu comprei o DVD há alguns meses.

Em "reunioes" de amigos, quando o assunto é religião, eu sempre menciono as coisas injustas feitas em nome da igreja, como você disse no texto.
Mulheres que sabiam a arte da cura, eram vistas como bruxas... E tantas outras coisas.

Eu não conheço muito da Bíblia, mas faço a mnha parte em termos de ajudar as pessoas. Às vezes eu cometo falhas com os outros, mas quem não comete, nao é mesmo?

Uma coisa que eu odeio também, é o lance de que tudo é pecado.
Para mim, o unico pecado é nao fazer o que se gosta, e desperdiçar a vida na Terra, que é tão passageira.

Abç

Angéllica Santos disse...

entendi seu ponto de vista, sou cristã, e não gosto das práticas religiosas, onde se usa o nome de Deus e Jesus, para determinar regras, caçar pessoas, julgar... etc
quando me perguntam se sou crente, digo que sim, todos somos, se você crê que o céu é azul então vc é crente, eu me intitulo como cristã somente, e vejo a religião como mais uma forma de dominação humana, como tantas outras, o ensinamento de Cristo nesse versículo diz respeito ao amor ao proximo, algo que não vemos nos dias atuais,

agora a madona foi criticada por ter usado de erotismo, [o que eu condeno] mas a igreja tb não está em condições para julgar ninguem, na verdade ninguem está

que atire a primeira pedra quem for isento de pecado...

Fran... disse...

muito bom...parabénsss!

Johny Farias disse...

Bicho...fico vendo os seguidores do Cristo, meu, tu acha que alguém
entendeu alguma coisa?

O idéia dele era tão simples, mas complicam tudo. Essas guerra santas são um absurdo, consequência de uma cultura sem nexo, onde Cristo hoje é uma publicidade que rende.
Cristo não merecia isso.

Abs Diom

rodrigocherene disse...

ótimo texto, porém esta conclusão tá equivocada

"Só interessa se você deu de comer a quem tinha fome, de beber a quem tinha sede, se vestiu quem estava nu e visitou quem estava enfermo. Se fez isso, garantiu o Reino dos Céus; se não fez, comprou sua passagem para o inferno."

PAZ

Angela Carolina disse...

A MADONA É UMA FONTE QUE JORRA AGUA SALOBRA E ALGUMAS GOTAS DE AGUA PURA.
MAS O CORAÇÃO DA PESSOA SÓ A DEUS PERTENCE , NÃO COMPETE A NÓS JULGAR.JEUS NOS JULGA PELO QUE SOMOS E NÃO PELO QUE FAZEMOS.
UM ABRAÇO

Angela Carolina disse...

A MADONA É UMA FONTE QUE JORRA AGUA SALOBRA E ALGUMAS GOTAS DE AGUA PURA.
MAS O CORAÇÃO DA PESSOA SÓ A DEUS PERTENCE , NÃO COMPETE A NÓS JULGAR.JEUS NOS JULGA PELO QUE SOMOS E NÃO PELO QUE FAZEMOS.
UM ABRAÇO