quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Recado da Índia


Por um motivo que desconheço, um jovem indiano acessou meu orkut e deixou-me um recado: "hi dear how are you". Reuni meu parco vocabulário de língua inglesa para responder educadamente a meu possível novo amigo virtual, dizendo que estou bem e que sou admirador da Índia e de sua cultura, mas que meu inglês é limitado e se ele souber francês será mais fácil nos comunicarmos. De fato, a Índia, sua História, cultura, religião, mitologia e arte me encantam há bastante tempo. Tenho uma vontade louca de conhecer esse país e chego a pensar que em encarnações passadas vivi lá (certa vez conheci um mirabolante método para saber sobre vidas passadas através da data de nascimento, e o resultado: segundo esse método, eu vivi, sim, na Índia).
Mas essa visita e esse recado virtuais conduziram-me a uma saborosa viagem por alguns minutos, sem locomover-me um metro sequer fisicamente. Acessei o perfil de meu visitante e fui vendo suas fotos, seus recados... Imaginando sua vida tão diferente da minha naquele longínquo continente, mas, ao mesmo tempo, com tantas semelhanças. E da página dele fui para a página de um amigo seu, e para a de um amigo do amigo, todos indianos, com descrições e fotos singelas mas cheias de significados, cargas emocionais, desejos, expectativas e possibilidades.
E de um fato tão simples, literalmente, viajei: meditei, refleti, senti. Senti a vida daqueles garotos indianos em sua intensidade e vi a beleza de sermos humanos no que nossa humanidade tem de universal. Esse não-sei-quê indizível que nos torna tão parecidos, sejamos chineses, australianos, franceses, indianos ou brasilieros...

6 comentários:

Tiago Cardoso disse...

Kra, tenho essa mesma sensação q vc tem pela india só q pelo EUA. Detesto mtas das coisas da cultura deles. mas tenho verdadeira obcessão em conhecer o país (e se Deus qiser, vou!). É mto doido isso...

Enqnt ñ vou... de vez enqnd arrisco no idioma com alguns conhecidos...
hehehehe

Vlw!!!

http://www.jukeboxmix.blogspot.com/

Flávia Lago disse...

Sim, concordo com vc...espaço não interfere nas semelhanças!

Somos todos iguais...tanto aqui como no Casaquistão!
Temos coração, temos emoção...somos dotados de amor!

Olha só, adorei a sua forma de escrever, fazes letras?
Tô no terceiro periodo na ufpa...
adorei...vou dar mais um passeio e comentar em outros posts que gostar!
bjs

Euzer Lopes disse...

Sabe o que é mais fascinante? Isso que você citou: sem sair da cadeira, você pode viajar pelo planeta, conhecer pessoas, lugares, culturas diferentes.
Muito fascinante esta experiência

Victor Stifler disse...

Aprender com a diferença do outro, mesmo que no outro lado do mundo já faz-nos crescer bem mais...


A cultura deles é algo que me impressiona...


texto muito bom

parabéns


http://endlessblackhole.blogspot.com/

Johny Farias disse...

A Índia é linda, e em todos aspectos, é um pedaço do mundo
de purificação, busca e reencontro do ser humano, tenho muita vontade de conhecer o Taj Mahal e o Rio Ganges, a gente passa o tempo todo lendo sobre a Índia, mas estar lá deve ser maravilhoso. Pra nós talvez conhecer a Índia seja como um "nirvana", sem limites geograficos. Amo tudo naquele país.
É bom ver que tu gosta, ver a influência da cultura indiana aqui.

Abraço Diom

Martinha disse...

gostei do seu bloge dessas fotos!