A nova moda que chegou aos supermercados por aqui é a de incentivar os clientes a trocarem as sacolas plásticas por uma "sacola ecológica", de tecido, para levar as compras para casa. Parece-me que os únicos beneficiados com isso são os próprios supermercados. Vou dizer por quê.
Os supermercados já começam lucrando: as tais sacolas de tecido são vendidas por eles e não oferecidas como brinde ao cliente. Além disso, eles aumentariam seus lucros não precisando mais oferecer sacolas plásticas ao cliente.
O cliente, como vimos, já começa tendo que comprar a sacola de tecido. E continua tendo mais prejuízo depois. Ora, todas as pessoas que conheço utilizam as sacolas plásticas dos supermercados para embalar o lixo doméstico e descartá-lo. Sem as sacolas plásticas, será necessário substituí-las por sacos de lixo... que deverão ser comprados nos supermercados!
E para o meio-ambiente nada muda, afinal as sacolas serão substituídas por sacos de lixo, também feitos de plástico, trocando-se seis por meia dúzia.
Não vou aderir à campanha. Não é porque as sacolas são verdes e chamam-se "ecológicas" que elas trarão algum benefício. Para mim é só um caso de propaganda enganosa mesmo.
2 comentários:
parece que tem um saco plástico biodegradável... algumas redes de supermercado estão usando agora sacolas plásticas desse material.
é uma boa solução: a praticidade das sacolas no supermercado continuam, o uso nas lixeiras continuam e 'nossa casa' sofre menos!
Diom, concordo contigo e com a pessoa do coment acima... esta nossa era "ecologicamente correta" lucra mais e o meio ambiente não é tão poupado como se anuncia... Em Pelotas já há uma rede de supermercados que usa essas sacolas biodegradáveis, ou pelo menos diz que são...
Blog, como sempre, ótimo! Bjs
Postar um comentário