sábado, 26 de julho de 2008

Amigos por correspondência

Guardo ainda hoje algumas cartas que recebi há mais de dez anos, escritas por pessoas que só conheci assim, através de correspondência. Na época pré-internet era assim que muita gente se conhecia. Conta a lenda que meu pai e minha mãe se encontraram assim: ele colocou um anúncio em uma revista querendo conhecer moças para amizade ou namoro. Ela respondeu o anúncio e, pouco tempo depois, se conheceram e casaram.
Nos anos 90 troquei correspondência com dezenas de pessoas, de vários lugares do Brasil. Comecei trocando recortes sobre artistas. Eu era fã da cantora e apresentadora Mara Maravilha, e colecionava tudo que fosse referente a ela . Então mandei uma carta para um jornal no qual havia uma seção de correspondência e comecei a receber cartas de pessoas que me enviavam reportagens de revistas sobre a Mara, e em troca eu lhes enviava recortes sobre artistas dos quais elas eram fãs. Correspondi-me durante um longo tempo com uma moça de Guaíba, que era fã da Angélica. E nossa corresponência foi muito além de uma simples troca de recortes: acabamos ficando amigos mesmo. Nessa época eu tinha 13, 14 anos e havia dias em que recebia mais de dez cartas.
Mais tarde, já em plena adolescência, minhas amizades por correspondência passaram a ter outro pretexto: a troca de informações sobre esoterismo, minha paixão de então. Na revista Destino havia uma seção de correspondência, e escrevi para uma moça chamada Sonia Cristina, que morava em Poá - SP. Com ela correspondi-me durante anos, e tenho ainda suas cartas. Acabei perdendo contato com ela, mas suas cartas são uma das mais fortes recordações de uma época de minha vida.
Parece que com a internet esse tipo de amizade foi quase totalmente substituído pelas amizades virtuais. Mas esse tipo de contato, via orkut e msn, tem algo de superficial, imediato e efêmero. Não é a mesma coisa. Felizmente, acabo de encontrar uma comunidade no orkut que reúne pessoas que ainda cultivam o hábito de trocar cartas. Acho que vou escrever para algumas e ver se essa prática ainda tem o mesmo efeito para mim.

5 comentários:

FRANKLENO disse...

gostei de suas palavras, pois tambem incorri na decada de 80 na aventura de contactar pessoas distantes gegraficamente aqui de minha regiao, a amazonica. Naqueles tempos estar em Manaus era como estar no fim do mundo e as cartas de fora eram eperadas com ansiedade. Poderia me indicar a comunidade do orkut onde se pode encontrar pessoas para troca de correspondencias?
abracos

magia disse...

Oi, Leticio!
Existem várias comunidades sobre isso. Vou colocar o nome e link de algumas (estando logado no orkut, é só copiar o link e colá-lo no navegador):

"Eu escrevo cartas"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=10375753

"Eu ainda escrevo cartas"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=943863

"Cartas e correspondência"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=86330

E se você quiser se corresponder comigo, vai ser muito legal ter um amigo de Manaus!

magia disse...

Ops, pensei que Leticio fosse seu nome, mas agora me parece que é o nome de uma escola, estou certo??

Irene Nousiainen disse...

Olá Diom! Cheguei até você por meio de sua visita ao meu blog sobre a Finlândia...e adorei o seu. Entre outros assuntos, a proposta de trocar cartões postais, achei o máximo e quero participar. Sou paulista por acaso, já morei em várias capitais do BR e atualmente moro em Fortaleza, mas...somente até o início de agosto. Estou me mudando para a Finlândia, tentar a vida por lá. Vou comprar uns postais daqui. Como faço para entrar nessa onda de trocar postais? Quero publicá-los no meu blog pessoal www.irenenousiainen.blogspot.com
Um abraço e sorte sempre!

Anônimo disse...

Olá! Sou Do Pará e amo me corresponder por cartas. Lastimo profundamente que as pessoas em geral tenham perdido o hábito de se corresponderem. Preferem apenas teclar num pc de forma virtual. Uma amizade consistente e forte de verdade precisa muito mais que isso. POr isso, deixo aqui o meeu email, se desejar pode enviar-me um email de quem desejar escrever. Ai irei por meu enderço. Bem, espero que tenha entendido tudo, rsrsrs
Acho que não tenho mais a dizer, infelizmente... não possso ficar falando o tempo todo, kkk
Bom, até mais e obrigada pelo espaço.
laynara_rumo_ao_paraiso@hotmail.com