segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

As bergamoteiras gêmeas

Ontem à tarde assisti na TV Escola a dois documentários sobre árvores. O primeiro falava dos carvalhos e tudo que diz respeito a essa espécie. O segundo era um belo filme francês, com imagens e texto primorosos, verdadeira obra contemplativa sobre a transcendência do ser árvore. Os vídeos fizeram-me recordar de árvores marcantes em minha vida.
Érico Veríssimo conta em "Solo de clarineta" que uma ameixeira branca (uma árvore de nêspera) foi uma companheira e um refúgio para ele em sua infância. Também tive uma árvore amiga. Na verdade, duas. Atrás de minha casa havia duas bergamoteiras, uma ao lado da outra. Eram bergamoteiras grandes e altas, que, mesmo sendo frutíferas, nunca eram podadas. Então cresceram à vontade e expandiram seus galhos até chegar a uma fusão entre si. Não se sabia onde começava uma e onde terminava outra. Em minha visão infantil, era uma árvore só com dois troncos. Essa idéia era reforçada pela "ponte" que se estabeleceu entre elas quando uma trave de madeira foi nelas apoiada por meu pai para ali instalar um balanço que muito divertiu a mim, a meus irmãos e vizinhos enquanto durou.
Quando as árvores ficavam carregadas de frutas, fazia-se festa em torno e em cima delas. Eram bergamotas graúdas e suculentas em abundância. Nas outras épocas do ano, as árvores ficavam mais solitárias. Só eu lembrava delas. Gostava de subir nelas e estabelecer lá no alto meu esconderijo. Havia um passo-a-passo para subir; cada pé devia ser colocado em seu devido galho. Lá de cima eu enxergava longe e não era visto por ninguém. Era justamente isso que me atraía lá para cima.
Há alguns anos as bergamoteiras morreram. Foram atingidas por alguma praga que lentamente as enfraqueceu até que elas se transformaram em esqueletos e foram, finalmente, derrubadas. E morreram juntas. Uma não poderia viver sem a outra, de tanto que se acostumaram a ser vistas como uma só.
------------------------------------------------------------
Do Oráculo Celta das Árvores em Planeta na Web


Passado
Abrunheiro
Força na adversidade
Você enfrentou um tempo difícil, mas preparou-se e juntou as ferramentas necessárias ao trabalho que precisava fazer. Essa preparação, se não evitou totalmente a dificuldade, certamente ajudou a lidar com elas. Foi necessário lembrar que tem a força que precisa para sobreviver e triunfar, e isso o ajudou a aproveitar a paz que veio depois da tarefa concluída.
O Abrunheiro tem uma madeira pesada e forte, longos espinhos e frutas pequenas e comestíveis. Simboliza a adversidade e a habilidade de ser forte e superá-la.

Cor: Roxo
Animais: Lobo, sapo, gato preto
Pássaro: Rouxinol


Presente
Bétula (Vidoeiro)
Um novo começo
Um novo começo vai mudar a situação dramaticamente. Muitas coisas serão diferentes, e seria sábio antecipar esse processo. Resolver velhos problemas o capacitará a realmente começar de novo.
A Bétula simboliza os recomeços. Como uma proteção e portão para o Outro Mundo, também indica boa sorte. Há algum risco de precipitação: a sorte pode compensar, mas preparação é benéfica.

Cor: Branco
Animal: Vaca
Pássaro: Faisão

Futuro
Macieira
Beleza e eternidade
Há beleza, vigor, e amor na sua vida, ainda que seja difícil de ver. É preciso focar no aspecto positivo, principalmente quando estiver enfrentando dificuldades - e ainda mais durante os bons tempos! Cuidado para não espalhar sua energia. Ainda que muitas opções pareçam boas, às vezes temos que escolher entre elas.
Avalon, a Ilha das Maçãs, é um lugar de cura na lenda do rei Artur. A maçã simboliza a beleza, o amor, a eterna juventude e vitalidade

Cor: Maçã verde
Animal: Unicórnio
Pássaro: Galinha

3 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Que bonita a história das bergamoteiras.
E eu não conhecia o fruto, sabes?

Vou estar atenta à secção de frutos tropicais do supermercado e ver se encontro por lá. Fiquei curiosa!

Beijos

Hazel Evangelista disse...

Ah então são tangerinas...!

Bem, o nome bergamotas é mais bonito, lá isso é!

Nada disse...

lamentablemente no hablo portugues u.u

pero gracias :) por todo.