sábado, 2 de agosto de 2008

Leitura diária

Entre os sites indicados pela revista Planeta de agosto em sua seção destinada a esse fim apareceu um que muito me agradou. Chama-se "Leitura diária". O site consiste, basicamente, em um acervo de livros digitalizados. O diferencial é que, nele, pode-se assinar os livros, como quem assina um jornal ou revista. Explico: você escolhe o livro que deseja ler e passa a recebê-lo em partes, com a periodicidade escolhida por você, em seu e-mail. Você pode escolher os dias da semana em que receberá os trechos e o tempo que pretende levar para ler cada trecho. De acordo com o tempo designado por você, o trecho será maior ou menor.
Dessa vez vou ver se leio, com a ajuda do site, um livro que por diversas comecei a ler, mas cuja leitura nunca concluí: "O Ateneu", de Raul Pompéia. História de um menino que vai para um colégio interno e conhece aí a corrupção do mundo e do homem. Escolhi ler 10 minutos diariamente e já recebi - e li - a primeira parte, de um total de 72.


O endereço do site: http://www.leituradiaria.com/


O Ateneu, logo no segundo parágrafo, deu-me uma bofetada:


Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas. Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma. Sob a coloração cambiante das horas, um pouco de ouro mais pela manhã, um pouco mais de púrpura ao crepúsculo — a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.

Nenhum comentário: