terça-feira, 14 de abril de 2009

Sons de Planeta 2 - Compartilhando



Essa foto aí em cima é a capa do primeiro CD que eu comprei, mais de 13 anos atrás. Com exatidão: em dezembro de 1995. "Sons de Planeta 2 - O melhor da new age & world music" veio encartado na revista Planeta daquele mês e traz, como o subtítulo diz, uma coletânea de música new age e world music.

Muito viajei com, nas a e através das músicas desse álbum. Para o adolescente de 15 anos que eu era, essas músicas abriam portais para mundos desconhecidos. Eram a trilha sonora perfeita para minhas noites de leitura solitária ou de contemplação das estrelas pela janela do meu quarto.

O álbum começa com um canto neo-gregoriano, com sinos misteriosos. Em seguida vêm as 7 cores do arco-íris, com trovão, som de chuva e sintetizadores deliciosos que me transportavam imediatamente para um dia de chuva e sol. Depois vinham as cítaras que me levavam à Índia, sucedidas pelos grilos e sapos que me chamavam ao Pantanal. Surgia então uma canção numa língua que nunca identifiquei e da qual só compreedo uma frase . Depois entrava em uma manhã de domingo que antecipava a levitação embalada por um violão poderoso, sucedido por uma outra língua misteriosa em deliciosa voz e com deliciosos tambores. Logo após, restava a calmaria quase monótona do lago e o grande final que misturava o gregoriano aos os tambores africanos.

Tomei gosto por essa música diferente, que mistura velho e novo e acredita em portais e em outros mundos. Depois a mesma revista lançou a coleção "Planeta Nova Era" que trazia sempre uma coletânea como essa, que compartilho hoje com quem quiser experimentá-la.



Sons de Planeta 2 - O melhor da new age e world music



1. Graduale (Corciolli)

2. The 7 colors of the rainbow (Mannheim Steamroller)

3. Asas da Luz (Luz da Ásia)

4. Noite (Marcus Viana)

5. Tanto quer Santa Maria (Freiburger Spielleyt)

6. Sunday morning breeze (Chip Davis)

7. Levitation (Peter Ratzenbeck)

8. Modé Ani (Fortuna)

9. Lago (Ed Ribeiro Lima & Cia)

10. Agnus Dei (Religare).



Download: Parte 1 e Parte 2


6 comentários:

Sóda Games disse...

Parabéns pelo blog guerreiro o layout ficou incrível. Está show de bola, eu também adoro new age.
Abraço

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Hazel Evangelista disse...

Que lindo... fiz uma pesquisa com o nome Corciolli no Youtube e estou a escutar neste momento. Gostei muito.

Foi generoso da tua parte partilhares esta beleza.

Vim avisar que tenho um prémio especial para ti.
beijos!

Dayana Dewing disse...

Diom, me reconheci completamente em suas palavras. Também viajava ouvindo os CDs da revista Planeta enquanto escrevia meus pensamentos no diário sob o céu estrelado.

Namastê :)

Sandra Melo disse...

Olá... Estava pesquisando as músicas desse CD ara baixar e não consegui. Você sabe onde posso encontrá-lo? Para comprar ou baixar as músicas?
Desde já agradeço...
Sandra Melo

Anônimo disse...

Olá
Essa chuva que cai e eu sentado ao lado da janela trabalhando em meu notebook. Deu uma vontade de ouvir meu disco Sons de Planeta volume 1, que eu também ganhei quando comprei a revista Planeta na minha adolecência. Pena que esse CD ficou na casa dos meus pais... então entrei para procurar o álbum na internet e encontrei o volume 2.
Que maravilha de música.
Obrigado

Anônimo disse...

Nossa, nem acredito que consegui achar esse cd, não me lembrava do nome exato, derrepente consigui achá-lo depois de visitar trocentas páginas do google...hehehe...me lembro desse cd de qdo eu tinha 8 ou 9 anos, por causa da minha irmã mais velha q escutava, mas perdeu se o cd. A partir daí descobri meu fascínio por este tipo de música, até os dias atuais...
Obrigada por postá-lo!