quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pretérito Imperfeito

Eu estava em Curitiba. Era mais uma manhã em alguma aula um pouco entediante, lá no Instituto Vicentino de Filosofia. Das 8 ao meio-dia. Acho que fazia um dia bonito (por incrível que pareça, em se tratando daquela cidade metida a Londres). E quando fazia meu percurso entre o Instituto e meu ponto de ônibus (trajeto longo mas sempre tão interessante!), havia aglomerações de pessoas diante de lojas de eletrodomésticos que tinham TVs ligadas. Mas nada que me chamasse muito a atenção ou despertasse minha curiosidade. Naquela hora do dia, entre as Mercês e a praça cujo nome não recordo, cruzando a Rua das Flores, meu pensamento sempre era atraído por tanta coisa, e minhas pernas, impulsionadas pelo estômago que pensava em uma só coisa - o almoço.
Durante o almoço, todos comentavam um "ataque terrorista" (eu até então nem sabia direito o que era um ataque terrorista) sofrido pelo Estados Unidos, mas nem aí meu interesse despertou por inteiro. Foi só ao ver a imagem. Sim, foi a imagem que se gravou na memória e tornou inesquecível aquele dia. A imagem exibida milhares de vezes naquele dia, a ponto de impregnar-se em nosso inconsciente. Diante daquela imagem tudo mudou e fiquei meio aéreo pelo resto do dia, anestesiado pelo espetáculo jornalístico.
De certa forma, começaram uns dias bem estranhos. Uma certa incerteza (ou uma incerta certeza?) se apoderou de tudo. Um clima de fim, e de loucura, em meio à guerra propagandística estadunidense e à comoção generalizada. Depois daquele dia tudo ficou meio cinzento para nossa geração, que nasceu no final do século passado e ainda não acreditava no Fim dos Tempos.

4 comentários:

Provisório disse...

eu lembro que estava almocando....
foi triste...
e eu adoro curitiba!ahuaha

Bruno Vigatto disse...

OMG ~

eu lembro disso como se fosse ontem

Ellen Regina disse...

De fato foram dias sombrios e de muita incerteza, não têm como esquecê-los...

Unknown disse...

é... foi algo surpreendente...

legal a cara nova do blog!

abraços.