terça-feira, 1 de abril de 2008

Dois meses sem nicotina

Ontem, 31 de março, comemorei meu segundo aniversário como ex-fumante.
Este blog foi o primeiro fruto direto do abandono do cigarro. Comecei a escrevê-lo quando parei de fumar e precisava ocupar minhas mãos e minhas idéias com alguma coisa que afastasse meus pensamentos do cigarro. Foi então que surgiu o blog, que virou quase que um outro vício...
Passados esses dois meses, hoje só vejo motivos para comemorar essa decisão: meu organismo como um todo está sensivelmente funcionando melhor, tenho mais disposição para tudo, estou economizando um bom dinheirinho, sem falar do cheiro de cigarro do qual estou livre... Aliás, esse é o aspecto do qual mais me admiro hoje. Não suporto mais o cheiro de cigarro, o simples fato de passar perto de um fumante incomoda-me. Tornei-me hiper-sensível àquele cheiro que antes, certamente, era o meu cheiro.
Às vezes ainda sinto falta da nicotina, que tem lá seus efeitos agradáveis sobre o cérebro e a mente. Mas são efeitos que, definitivamente, não compensam: são caros demais. Pagar com a saúde, o dinheiro e o "cheiro" aqueles minutos de prazer e bem-estar psicológico não é um bom negócio. Melhor suportar a ansiedade que a falta da nicotina traz buscando aliados: apelei para incensos de todos os aromas, balas de todos os sabores, chás calmantes de todas a ervas... e estou vivo.
Não quero me tornar um ex-fumante chato, nem fazer campanha anti-fumo. Parei de fumar, mas defendo o direito que as pessoas têm de fumar onde e quando quiserem. Há hábitos muito mais nocivos do que o tabagismo. Mas hoje sei, por experiência pessoal, que abandonar esse vício é algo positivo quando nasce de uma decisão particular e , por isso, partilho aqui dessa experiência com quem vier a ler. Para mim, a vida está melhor sem fumar. E espero continuar assim, pois faz só dois meses e a briga contra a dependência química não acabou. Aliás, não acabará nunca...

2 comentários:

Anônimo disse...

Estava "garimpando" informações pelo GOOGLE e achei teu comentário. Li o texto em que relata seu segundo mês sem o maldito e gostoso cigarrinho. Tenho 33 anos e comecei a fumar com 17 anos. Parei de fumar a exatos 12 dias. Não estou subindo pelas paredes, meu problema não é a dependencia quimica com a nicotina e sim o implacável hábito de fumar. Faço votos que vc consiga, acho que vou conseguir. Grande abraço.

EL ANGEL NOCTURNO disse...

Mil gracias por el comentario que dejaste en NOCTURNOS.
No entiendo muy bien el portugués, pero por lo que intuyo, comenzaste a escribir al tiempo que dejabas de fumar.
Yo, en cambio, lo hice a través de un desamor.
¿Por qué la escritura, los versos, y el juntar palabras, es la consecuencia de nuestras miserias?
Sea como sea, bienvenido a mi universo literario que, también es el tuyo al igual que me adentraré en tu mundo.
Mil gracias de nuevo
ISIDRO