quinta-feira, 27 de março de 2008

Revista Destino

Já escrevi uma vez sobre a Revista Planeta, da qual sou leitor desde longa data, e da qual até posto algumas matérias antigas aqui. Hoje vou falar de uma outra revista que eu lia e da qual coleciono números antigos.
Sim, apenas coleciono números antigos, pois a revista Destino não existe mais. Deixou de ser publicada nos anos 90, acho que em 1997 ou 98. Pertencia à Editora Globo e durou menos de 10 anos. Era voltada a assuntos místicos e esotéricos, e representava uma espécie de meio termo entre a Planeta, que era mais profunda e "erudita", e outras revistas popularescas, como as editadas pelo João Bidu. Asim, a Destino trazia tanto os horócopos e previsões mensais quanto matérias (não muito profundas, é verdade) sobre assuntos como religiões, magia, ufologia. Na verdade, a Destino acompanhou a grande onda esotérica do final dos anos 80 e dos anos 90, em que se sucediam vários modismos "místicos": teve a época dos gnomos e elementais, a época dos anjos, a época das bruxas e magos, a época do feng shui.



Capa da edição 49, de junho de 1993

A primeira edição de Destino que comprei foi a número 97, de junho de 1995 (eu não tenho mais essa edição e queria muito reencontrá-la. Se alguém tiver e quiser me vender, eu compro!) E a partir de então comprei quase todas as edições, que eram quinzenais, até o final da publicação. Infelizmente, por uma dessas atitudes bestas da vida que outro dia comentarei, desfiz-me da coleção. A Destino era uma excelente revista de divulgação, ou seja, suas matérias podiam não ser muito profundas, mas serviam para divulgar temas, práticas, livros, escritores sobre os quais dificilmente se ouvia falar em outros canais. Assim, ela despertava o interesse por coisas nas quais depois, quem quisesse, podia buscar se aprofundar. E esse era seu mérito. Ultimamente tenho adquirido vários exemplares da Destino em sebos e sites de vendas. Nem tanto pelo conteúdo, mas pela lembrança de uma época nem tão longínqua, mas muito diferente dessa atual. Sobretudo, uma época em que eu próprio era muito diferente. Uma época em que eu tinha mais pureza e, quase, ingenuidade. Uma época em que o mundo parecia um grande portal para um Universo mágico: a qualquer momento poderia aparecer diante de mim um Mago, um duende ou um anjo e revelar-me maravilhas do mundo de onde ele tinha vindo.

5 comentários:

Euzer Lopes disse...

Cara, se você morasse em São Paulo, eu daria o endereço a você de uma loja (não é sebo) que tem milhares de revistas, livros, CDs, DVDs, enfim, antigos.
Certamente, esta revista está entre elas.
Fica na Avenida São João, a cerca de 200 metros da Avenida Ipiranga.
Quando eu for lá em maio, vou pegar o nome da loja (cartão com fone, endereço e site na internet) e, se você lembrar, avise-me para eu repassá-lo a você.
Eu vou comprar quatros CDs nesta loja!

Fran... disse...

bah diom..n sei ond tu consegue essa revistas..nossa qnta raridade..nunk vi..uahauhauha

Johny Farias disse...

Bacana esse sua paixão por revistas
antigas, meu lance já é música, vinil.

No mercado livre não tem essa edição que quer? Lá se acha muita
coisa.

Abraço Diom

Unknown disse...

Pôxa, compartilho com você todo esses sentimentos. Também tinha uma pequenina coleção da Revista Destino, a qual colecionei entre os anos de 91 a 95, quando a revista "começou a acabar", e também, por uma atitude totalmente idiota, me desfiz de toda a coleção. Hoje, me arrependo muito, e luto para achar pelo menos um ou dois exemplares que me façam lembrar esses tempos mágicos, dos quais tenho muita saudade.

Tanyno disse...

Ah, eu adorava essa revista!!! Eu, na época era adolescente, então,mesmo não sendo tão profunda em sua abordagem, pra mim era excelente e me fazia buscar mais informações em livros, porque internet não existia ainda. Aliás, depois que a internet começou a se popularizar, a partir de 96, 97 mais ou menos, a revista Destino perdeu o fôlego e acabou... Eu tenho todas as revistas desde o número 59 de novembro de 93, acho, até a última. Depois, garimpando em sebos aqui em SP, achei alguns números antigos, mas é difícil achar!!! Inclusive eu fiz uma comunidade no orkut sobre a revista e me surpreendeu o fato de só eu ter feito isso... agora pode ser que haja outras comunidades sobre ela, mas quando eu fiz não havia nenhuma!
Até mais!!!