terça-feira, 4 de março de 2008

Revista Planeta


Na minha casa sempre houve uma variedade de livros e revistas novas e antigas, que ficavam guardadas em umas estantes às quais eu tinha livre acesso. Foi aí que encontrei uns exemplares de uma revista que apresentava uns assuntos estranhíssimos: sociedades secretas, ufologia, conspirações, temas de esoterismo e ciências ocultas. Creio que as revistas pertenciam a uma tia minha metida a esotérica e que por vezes enviava alguns livros e revistas à minha mãe. Nessa época eu devia ter uns 10 anos de idade.
Anos depois eu comecei a me interessar por tais assuntos e, para minha surpresa, encontrei na banca da minha cidade aquela mesma revista, que eu achava que nem era mais publicada. Nos anos 90 aconteceu uma febre esotérica no Brasil (creio que no mundo todo), com modismos por gnomos, magos, bruxas, anjos... E foi nessa época que comecei a comprar a Planeta, que leio até hoje.

Pra quem não conhece, a Planeta pertence à Editora Três (que também publica a Isto É), e existe desde 1973. Deve ser uma das revistas mais antigas ainda editadas no Brasil. Nasceu inpirada em uma publicação francesa, a Planète, criada por Louis Pauwels e Jacques Bergier, que tinha por característica tratar de temas pouco convencionais e ausentes da mídia, com um espírito de contracultura e livre-pensamento. A original francesa durou pouco tempo, mas a brasileira persistiu, embora hoje ela seja bastante diferente de quando ela surgiu. A linha editorial mudou bastante ao longo do tempo. Hoje suas matérias são centradas em temas como preservação ambiental, bem-estar, turismo e pluralidade cultural. Vez ou outra, alguma matéria sobre meditação e espiritualidade. Desconheço o motivo dessa mudança, pois a revista perdeu muito de sua identidade. Apesar disso, continuo lendo-a, pois ela ainda tem muita coisa interessante e uma aura envolvente. (Tenho até uma comunidade no orkut chamada "Eu leio a revista Planeta").

Vou começar a postar, uma vez por semana, aqui no blog, matérias antigas da Planeta, dos anos 70, 80 e 90 (tenho várias edições antigas adquiridas em sebos). Será uma forma de disponibilizar na internet algumas dessas matérias, pois elas ainda não se encontram na rede e certamente possuem uma riqueza muito grande. Começarei amanhã, com uma matéria sobre os Rasta. Quem quiser ler matérias atuais da Planeta, pode acessar o site da revista.






Capa de uma antiga (anos 70, com formato diferente) e da edição atual de Planeta.


5 comentários:

Johny Farias disse...

Legal cara, todos esses assuntos que disse, fazem parte do mundo da contracultura. Provavelmente essa revista nos anos 70 teve problemas com censura, se pesquisar vera que isso concede. Eu tenho algumas edições antigas do O Pasquim,
e algumas da National Geografic,
hoje em dia são poucas as boas revistas.

Cara, tem mais selos pra você em meu blog, estive fora por esses dias mas estou de volta. Pega lá.

abs

Ana Paula disse...

Essa parada de traduzi o blog é muito bacana..

legal mesmo!!!


Um beijo.

Cuide-se!

Feänor disse...

Houve um "boom" na procura por matérias desse tipo depois que as teorias conspiracionistas dos anos 80 ganharam força redobrada nos anos 90.

David Ike e outros que o digam: na década passada, suas vendas aumentaram de maneira expressiva.

Acho que isso tem um pouco a ver com a Internet e as facilidades da difusão de informação pela via virtual... Não sei ao certo.

Aguardo as matérias, então... Um abraço!

Anônimo disse...

interessante essas revistas, na epoca nao tinha internet para divulgar esses assuntos entao a saída era por meio de revistas...

flws..

ps: não sei se vc leu o recado no orkut.. mas, o que vc acha de parceria?

Snowmeow disse...

Eu curtia muito as Planeta antigas que tinham na bibioteca de Penápolis - SP, em especial os contos e os "Casos Malditos". Pra mim, "Névoa em Xebico" foi o melhor conto curto de TODOS! E a conspiração de que a Pedra da Gávea na verdade seria uma esfinge?
Saudades da antiga Planeta...