terça-feira, 25 de março de 2008

Inveja dos mais jovens

Todo adulto tem inveja dos mais jovens.
Essa frase está na canção Aloha, da Legião Urbana, no álbum A tempestade, de 1996. Eu ouvi muito esse álbum quando era adolescente e, nessa época, sendo eu muito jovem, não compreendia o que o Renato Russo queria dizer com aquilo. Hoje acho que compreendo.
Não que eu seja velho. Mas, com 27 anos, já invejo esses pirralhos que hoje têm 16, 15, 14... E os invejo principalmente por uma coisa à qual eles têm acesso e que eu, com a idade deles, não tinha: a internet.
Ah, se quando eu tinha a idade deles eu tivesse a meu dispor esse universo de possibilidades que é a internet! Quanta coisa teria sido diferente para mim! Principalmente pra quem tem sede de saber e pra quem é solitário, a internet é uma dádiva dos deuses. E eu tinha essas duas características.
Lá naquela cidadezinha em que eu morava, era nas bibliotecas e nas bancas de revistas que eu buscava alimentar meu espírito, com alimento nem sempre abudante. Hoje, qualquer coisa que se queira saber está disponível por aí... É só procurar um pouquinho, perguntar para o deus Google, e tudo nos é revelado num piscar de olhos.
E naquelas noites silenciosas, como me pesava a solidão de não ter uma alma semelhante à minha por perto! Se havia, eu não a conhecia, o que dava no mesmo. Eu trocava correspondência com pessoas de longe, por meio de anúncios publicados em revistas, e era esse o modo como estabelecia contato com pessoas parecidas comigo. Mas cartas levam dias, semanas para chegar. Eram lidas e relidas, e não tinham a força do tempo real, dessa companhia à distância milagrosa que nos é oferecida pelo msn, pelo orkut e por outros recursos vistuais.
Ah, se a internet tivesse chegado quando eu tinha 15 anos! Tenho certeza absoluta de que minha vida teria tomado outros rumos e de que muitos sofrimentos me teriam sido poupados. E é por isso (e por outros motivos) que, sim, tenho inveja dos mais jovens...

4 comentários:

Jamile Gonçalves disse...

'Principalmente pra quem tem sede de saber e pra quem é solitário, a internet é uma dádiva dos deuses. E eu tinha essas duas características.'

Idem
E agora com o blog melhorou muito mais minha situação.
passa no meu!
xD

Lanterna Verde disse...

É verdade, os tempos são outros.
A internet na vida dos jovens fizeram com que uma geração crescese de formas, gostos, geitos, manias diferentes dos que conheceram essa ferramenta poderosa chamada internet com mais idade.

vlw
http://asseteartes.blogspot.com/

fuii

Tiago Cardoso disse...

Que a internet é algo fantástico é inegavel... As vezes me pergunto não sobre o que os jovens tem hoje (embora eu mal tenha saído da adolescencia) que eu não tive mas sobre o que os que ainda serão adolescentes terão que eu não teive nem tenho agora.

É estranha essa nossa relação com o TEMPO. Quando presente, sempre pensamos nos passado ou no futuro, mas muito raramente no presente.

Quem sabe daqui a uns 10 anos eu naõ esteja comentando, neste mesmo ou em otro blog seu (masi moderno, é verdade), o que você não teve com 27 anos.

Vlw!!!

http://jukeboxmix.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...

Ao mesmo tempo que esses pirralhinhos, como você colocou, estão "anos luz" à frente da gente com a idade deles, ao mesmo tempo me pergunto por que eles se enfadam quando dizemos que nossas brincadeiras de infância eram feitas nas ruas, com os colegas vizinhos (vizinho para ele é o sujeito que mora na casa ou apartamento ao lado, só). E que jogamos futebol onde o gol eram dois tijolos de cada lado no campo desenhado no asfalto com um pedaço deste tijolo, em linhas nada retas.