quinta-feira, 8 de maio de 2008

Das coisas que não sei

Não vi os meteoros, mas não perdi nada por ficar olhando para o céu na madrugada fria de anteontem. A noite estava lindíssima e foi um deleite ficar vendo as estrelas à espera de alguma estrela cadente.

Além disso, ao ler sobre o assunto fiquei sabendo de coisas bem interessantes. Eu achava que a queda de meteoros era algo completamente esporádico e imprevisível, quando, na verdade, as chuvas de meteoros obedecem a ciclos que se repetem a cada ano, conforme a órbita do planeta vai atravessando regiões do espaço com mais ou menos fragmentos de matéria. Assim, há um calendário que prevê direitinho em que região poderão ser vistos meteoros em cada época do ano, assim como a parte do céu em que poderão ser vistos e até quantos meteoros por hora podem ser esperados. Incrível, não é mesmo? Incrível, também, é o fato de que eu nem imaginava isso...

Um dos fatos que dificultaram que eu avistasse os tais meteoros foi minha ignorância quanto à localização das constelações e dos planetas no céu, já que eles são usados como referência para que se saiba em que lado do céu se deve prestar atenção. Mal sei localizar os pontos cardeais (dias atrás comprei um chaveiro-bússola que está me ajudando), quanto mais achar Netuno ou a constelação de Aquário...

Isso me faz pensar em quanta coisa há que eu gostaria de saber e não sei , quanta coisa a ser aprendida, habilidades a serem desenvolvidas e mundos a serem explorados. Quanta coisa a gente vai deixando pra depois - "um dia vou aprender italiano", "um dia vou ler sobre astronomia", "um dia vou fazer yoga" - e o depois vai sendo sempre depois... E o tempo vai se esvaindo em coisas que não são prazerosas, nem empolgantes nem, muitas vezes, dotadas de sentido. Assim é nosso mundo e assim é nossa vida.

Um comentário:

Vinícius Linné disse...

Diom.
Chuvas de estrelas são mais belas quando improváveis.
Tenho essa mesma ânsia de saberes que tu tens.
Mas como dizia Dorian Gray: Definir é limitar.
A ciência com seus métodos e cálculos pode prever esta chuva de astros celestes.
Você os esperava, pacientemente.
Mas quantos viram, pegos assim, desprevinidos, e pensaram ser milagre?
"Será magia, milagre, miragem, será mistério?"
Doces saudações.