terça-feira, 27 de maio de 2008

Minha vida de cão (My so-called life)

(O "Brasil" junto ao logotipo foi colocado ali pela pessoa que disponibilizou a foto)



Não, não, eu não vou me queixar da vida aqui. O título do post refere-se a um seriado norte-americano que marcou minha adolescência e do qual vou falar aqui. (É engraçado, tenho tido crises de memorialismo, que me fazem buscar coisas nos baús da memória a apegar-me a elas como se pudessem trazer de volta tempos passados. Às vezes eu quero de volta os anos 80, e os busco vendo vídeos da Mara Maravilha no youtube. Às vezes busco nos sebos revistas que li nos anos 90. Outras vezes são trilhas sonoras de fimes e seriados...)
Como esta que baixei hoje, a trilha sonora de "My so-called life". Conheci essa série através de meus irmãos mais velhos, que moravam em Porto Alegre e tinham TV a cabo. Porque a série foi exibida pela primeira vez no Brasil (com o nome de "Minha vida de cão") no canal Multishow. Meus irmãos tinham todos os episódios gravados em VHS e, certa vez em que fui os visitar, assisti a todos e encantei-me. Isso foi em 1995, quando eu tinha 14 anos. A idade das personagens centrais da série era esta: 15, 16 anos. Diferentemente de séries como "Barrados no Baile" e "Malhação", essa era uma série inteligente, realista e longe de clichês. As personagens eram de classe média e baixa, moravam no subúrbio e tinham seus problemas que iam além de musculação e "com que roupa vou na festa?"
Algum tempo depois o SBT exibiu a série também, primeiramente com o título "Meus 15 Anos" e, depois, "Minha vida de cachorro". Foi então que gravei os episódios em VHS, a maioria dos quais conservo até hoje. A série teve apenas 19 episódios e a personagem principal, Angela, foi interpretada pela atriz Claire Danes, que, mais tarde, fez o papel de Julieta no filme Romeo+Juliet.
Acho que me identifiquei muito com aquela série porque ela tinha um tom melancólico, blasé e quase pessimista, características que eu também tinha naquela época. Não era muito "colorida" e não mostrava a vida dos jovens como uma grande curtição. Além disso, a Angela era muito introspectiva e vivia fazendo reflexões muito interessantes sobre o mundo, o que rendia ótimas metáforas e monólogos interiores a cada episódio. Enfim, era algo bom demais para durar muito tempo na TV.


Abertura do seriado:





P.S. Caso alguém chegue aqui buscando um link para download da trilha sonora oficial do seriado, AQUI tem o tal link. E caso alguém se interesse, AQUI tem um link para um site bem legal feito por fãs sobre a série (em inglês)
P.P.S Links para o download da série completa podem ser encontrados na comunidade do Orkut "My so called life", localizada AQUI.

5 comentários:

Johny Farias disse...

Xi, esse não é da minha época...

Teu blog cada dia melhor Diom.

abs

Unknown disse...

Nossa! Eu a-m-a-v-a essa série!!!! Tb marcou minha adolescência... Parabéns pelo blog

Unknown disse...

Bah, cara eu me indentifiquei muito com essa série, me fez voltar no tempo lembrar dela...
não teria algum link para baixar ela, e esses seus VHS teria como eu copiar de vc..abraços
daviddfs1983@gmail.com

Unknown disse...

olá.. amei teu blog, e ralmente foi uma série muito mais muito boa... sinto saudades. era fantastica a maneira de como mostravam o cotidiano de adolecentes normais...hehe
mas quero te fazer uma pergunta?! sabe aquela cena em que "jordan" canta e toca uma musica pra angela se não me engano se chama red... pois é será que tu não sabe me informar se ela tem versão original ou será que foi só aquela pro seriado?!?!
valeu...
se souber alguma coisa por favor manda pro meu email.
lu_camargofigueiredo@yahoo.com.br
muitomuito obrigada.. teu blog é MARA!!!

Anônimo disse...

Nossa! Eu tinha oito anos quando assistia e adorava. Ótimo esse seu blog, e elém disso, escreve muito bem. Continue esse trabalho e poste mais pérolas como essa.