quinta-feira, 15 de maio de 2008

Epílogo


Vídeo de autoria de Maria Flor do Brasil, inspirado no "Epílogo" do livro "Luvas de Pelica", de Ana Cristina Cesar


* Através dessa curta cena, o eu-lírico construído por Ana Cristina Cesar permite ao leitor visualizar figuradamente em que consiste sua poética, de onde e por que ela nasce e, mesmo, como deve ser lida. Ao fazê-lo, ele revela a própria concepção de criação poética que orienta o eu-lírico: o poeta aparece aqui não como aquele que busca no seu âmago os sentimentos e experiências internas com os quais tece sua poética, mas como aquele cuja atividade é semelhante à do mágico, que leva os outros a experimentarem sensações que ele próprio sabe não passarem de ilusões criadas por seus truques e artimanhas. A teia de referências criada por Ana Cristina, através das diversas situações, lugares e vivências sugeridas pelas imagens e pelos escritos presentes nos cartões-postais surge então como uma tentativa do eu-lírico de multiplicar-se, de ser muitos, ou de ser capaz de envolver com sua própria subjetividade todas as possilbilidades de existência que ele vislumbra. Não se pede ao leitor que ele admita que os objetos de ficção são ‘como a vida’, mas sim que ele participe da criação de mundos, por meio da linguagem.[1] Assim, o procedimento da poeta consiste em traduzir imagens em palavras. A palavra remete à imagem, e a imagem abriga em si a significação plural e ambivalente dos mundos que ela deseja criar.


[1]
1. VIEGAS, Ana Cláudia. Bliss & Blue – Segredos de Ana C. São Paulo: Ed. Annablume, 1998


*Trecho de um ensaio de minha autoria, cujo título é "A arte como ilusionismo em Ana Cristina e Leonilson"

5 comentários:

Arqueck disse...

¡¡Profanación!!

Leeré, genio, leeré.

Genipapo Absoluto.

Caminho do Meio e Avessos disse...

Olá Diom!
Mudou o site, ficou bonito.
Faz um tempinho que não passo por aqui.
Seus textos são ótimos.

Até mais!

Edna

Mayara disse...

Olhei o blog.
Bem, achei bom o todo.
parabens ^^

Johny Farias disse...

Legal Diom, como sempre você tem muito bom gosto.

Abraço velho.

Filó disse...

Fico orgulhosa com a referência ao meu filme... estou escrevendo sobre Ana C., como posso ter acesso ao seu artigo? Muito me interessa...
Um abraço!
Maria Flor