sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ouvindo... The Cranberries


Eu não sabia quase nada sobre essa banda, e mesmo assim há tempos que gosto muito do álbum do "The Cranberries" que se chama "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", de 1993 (acho). Quando eles ficaram famosos, duas músicas desse disco tocaram muito nas rádios por aqui: "Dreams" e "Linger". Meu irmão mais velho tinha o CD, e, como eu gostava dessas duas canções, copiei o CD em uma fita cassete, e ouvi bastante lá por 1995, 96... Nesse meu atual surto de saudosismo noventista, lembrei desse disco e fui atrás dele no rapidshare.

Como eu disse, nada sabia sobre a banda. Na verdade, nem lembrava de tê-los visto alguma vez em foto ou na TV. No entanto, as músicas desse disco me tocavam profundamente. A começar pela voz da cantora, ao mesmo tempo forte e suave, delicada mas imponente, sim, uma voz paradoxal. Também as canções têm algo de paradoxal: grandiloqüentes mas simples, diferentes mas sem virtuosismos. No fundo, no fundo, era o tom melancólico das melodias e da vocalista, somado aos arranjos empolgantes da guitarra e da bateria, que me encantavam.

O curioso é que, mais de dez anos depois, aquelas músicas ainda me cativam, ainda me prendem e dão-me prazer ao ouvi-las. Hoje fiz uma pesquisinha sobre "The Cranberries" e descobri que são irlandeses, têm poucos álbuns gravados e não estão mais em atividade como banda. O que é bom dura pouco?



P.S. Esse post tem alguma relação com o anterior, sobre a série "My so-called life": no primeiro episódio da série há uma cena cuja trilha sonora é "Dreams", do "The Cranberries". Uma coisa leva à outra...

Um comentário:

Unknown disse...

bem... então eu não sou o único q gosta desse cd. q bom!

gostei do blog! com certeza irei voltar mais vezes. tá adicionado no meu favoritos.

abraço!